início > macieira de cambra > instituições, cultura e desporto > entidades > olca - orquestra ligeira de cambra

OLCA - Orquestra Ligeira de Cambra

Ter, 19 Jul, 2011 (Actualizado: Ter, 1 Nov, 2011)

OLCA - Orquestra Ligeira de Cambra

Fundada em 1999, a OLCA é uma Orquestra Ligeira que surgiu de um grupo de jovens músicos que com o intuito de alargar a sua experiência musical, se lançaram ao desafio de descobrir e explorar um estilo musical difícil e complexo, dado que até então era pouco difundido na nossa cultura musical.

Teve o seu primeiro ensaio a 2 de Outubro de 1999, e contou inicialmente com 18 elementos, na sua maioria jovens e estudantes.

Fez no dia 25 de Abril de 2000 a sua primeira apresentação pública, no “Concerto da Primavera”, organizado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, que contou ainda com a presença do Orfeão da Academia de Música de Vale de Cambra e o Grupo Pessoa. Foi a primeira vez na história da música de Vale de Cambra que actuaram em conjunto uma Orquestra Ligeira com Coral e dois Solistas.

Seguiram-se outros concertos, missas, animações culturais e casamentos, dos quais se destacam o concerto inserido na Semana Cultural de São Pedro de Castelões, a missa nova do Frei Vasco Nuno, concertos integrados no "Dia Mundial da Música", o concerto integrado no Verão Cultural organizado pela Federação das Colectividades de Vale de Cambra, o Concerto de comemoração da elevação de Vale de Cambra a Cidade, concerto integrado nas festas de Santo António em Vale de Cambra, concerto nas "Festas Setembrinas" de Macieira de Cambra.

Tendo em vista o crescimento desta pequena família em que se tornaram os executantes da OLCA, constituiu-se como Associação Orquestra Ligeira de Cambra, a 24 de Agosto de 2001.

A Associação Orquestra Ligeira de Cambra (OLCA), tem como objectivo "a promoção e divulgação cultural em todas as suas vertentes, nomeadamente o apoio à criação e funcionamento de uma orquestra, actividades de teatro, canto, dança e outras actividades artísticas e culturais."

sitemap xml