início > macieira de cambra > património > religioso > capela de santa helena

Capela de Santa Helena

Santa Cruz

Ter, 19 Jul, 2011 (Actualizado: Sáb, 23 Jul, 2011)

Edit page New page Hide edit links

Capela de Santa Helena
Capela de Santa Helena

A capela de Santa Helena, edificada no lugar de Santa Cruz, encontra-se implantada numa plataforma da encosta que se abre sobre o vale, inserida num adro aberto, pavimentado em 1999.

Erguida para substituir a capela existente, dedicada à Santa Cruz, que pelas suas dimensões exíguas e mau estado de conservação não oferecia condições para o culto, o seu ante-projecto foi enviado ao Bispo do Porto, pelo pároco de Rôge, João Augusto da Fonseca Guerra, a 21 de Junho de 1971, tendo sido aprovado e autorizada a sua construção a 12 de XI de 1971. Concluída em 1973, a sua construção esteve a cargo de Aurélio Soares Almeida.

Em 1999, a capela sofreu obras de remodelação que a transformaram profundamente, tendo sido inaugurada a 11 de Julho desse mesmo ano, pelo padre Joaquim Soares, pároco das freguesias de Macieira de Cambra e Rôge.

Meieira com a freguesia de Rôge, a actual capela de Santa Cruz é uma construção de linhas direitas, apresentando a torre sineira, de quatro ventanas, no vértice da frontaria.

Na fachada, por cima da porta da entrada, um painel de azulejos representando a imagem da padroeira, Santa Helena.

No interior, um vasto salão rectangular, com coro alto, o destaque vai para a imagem da titular colocada no altar-mor.

Também as imagens de S. Joaquim e S. Brás, em madeira, bem como a imagem de N. Sr.ª da Boa Viagem e o altar-mor, provenientes da antiga capela, datada do séc. XVI merecem destaque.

sitemap xml