início > macieira de cambra > património > religioso > capela do senhor do calvário

Capela do Senhor do Calvário

Macieira de Cambra

Ter, 19 Jul, 2011 (Actualizado: Sáb, 23 Jul, 2011)

Edit page New page Hide edit links

Capela do Senhor do Calvário
Capela do Senhor do Calvário

Localizada em Macieira de Cambra, a capela do Senhor do Calvário implanta-se numa plataforma que ocupa um ponto dominante, no enfiamento do principal eixo do núcleo antigo da vila, a actual avenida Miguel Bombarda, aberta em 1894. Rodeada por adro aberto, que limita a Noroeste, com o cemitério paroquial, dá-lhe acesso, pelo lado da fachada principal, uma escadaria granítica.

A capela é um exemplar de arquitectura maneirista, que apresenta uma planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia construída, posteriormente, no enfiamento longitudinal da capela-mor, volumetricamente distintas. A torre sineira, eclética, eleva-se a meio da fachada principal.

Revestida de azulejos na fachada, o seu traçado inicial sofreu alterações com a construção de uma torre sineira a meio da frontaria, conservando no entanto, a porta e os postigos de cantaria trabalhada, datados do séc. XVIII.

No interior, remodelado nos inícios dos anos noventa, destaca-se o altar do séc. XIX, um Cristo na cruz e a Imagem de Nossa Senhora das Dores.

sitemap xml